A regra brasileira proporciona uma partida mais rápida, dinâmica e emocionante. Com menos bolas, mesa de tamanho menor e diferenças nas regras, muitos jogadores gostam mais dessa modalidade do que da regra inglesa, tão usada em campeonatos ao redor do mundo.

 

As regras da sinuca brasileira foram muito usadas em campeonatos oficiais, sobretudo na década de 80. Também chamada de regra nacional, essa modalidade nasceu como uma adaptação da regra inglesa. Um dos motivos para sua criação foi adaptar o jogo para as mesas de tamanho menor, mais usadas por aqui.

 

Diferente da regra inglesa, na sinuca brasileira não se usa as bolas vermelhas, mas apenas as coloridas com um valor associado. Quem ama partidas rápidas, que exigem muita concentração e técnica, vai adorar a regra nacional.

 

Neste texto, explicamos em detalhes tudo o que você precisa saber para começar a jogar agora mesmo algumas partidas de sinuca brasileira. Acompanhe!

 

Veja também: Descubra quanto custa um taco de sinuca profissional para elevar seu jogo

Foto de Zakaria Zayane na Unsplash

 

Quais as regras da sinuca brasileira?

As regras da sinuca brasileira não são mais utilizadas em campeonatos oficiais no Brasil desde 1996. Entretanto, por ainda ser praticada por muitos jogadores, é interessante entender os pontos principais, que estão descritos abaixo.

 

Materiais necessários para jogar sinuca brasileira

Para jogar sinuca brasileira é necessário os seguintes itens:

  • Mesa com campo de jogo de 2,84 m por 1,42 m;
  • 8 bolas, sendo uma branca usada como tacadeira e 7 coloridas, com valores distintos: vermelha (1), amarela (2), verde (3), marrom (4), azul (5), rosa (6) e a preta (7);
  • Um taco de sua preferência.

 

Como montar a mesa corretamente?

Para dar início à partida, as bolas devem ser posicionadas em um alinhamento específico. Dê um espaço da tabela 6 e posicione a bola marrom de maneira centralizada, depois, sempre respeitando um espaço entre as bolas, coloque a azul, a rosa e preta na mesma direção da marrom, formando uma linha por todo o comprimento da mesa.

 

A bola verde e a amarela devem ficar paralelas à marrom, formando outra linha. Já a bola vermelha é posicionada paralela à bola rosa. Lembre-se sempre de respeitar uma distância de mais ou menos 30 centímetros.

 

Por fim, a bola branca é colocada entre as bolas amarela e marrom para dar início à partida.

 

Regras básicas de jogadas e pontuação

A partida pode ser disputada entre 2 ou mais jogadores. Para definir quem dará início a disputa é preciso fazer um sorteio utilizando o método escolhido pelos participantes. 

 

Durante o jogo é feito a soma dos pontos correspondentes às bolas encaçapadas por cada jogador, de forma que quem fizer mais pontos vencerá a partida.

 

As bolas devem ser encaçapadas em uma sequência crescente. Entretanto, o jogador pode tentar encaçapar uma bola de maior valor para aumentar a sua pontuação, mas nesse caso haverá uma punição se ele não conseguir. De forma geral, há alguns pontos cruciais para entender a dinâmica do início e do decorrer do jogo:

Tacada inicial

Na tacada inicial o jogador visa a bola de menor valor, sendo a vermelha número 1. Entretanto, é proibido encaçapá-la ou colocar o adversário em uma situação de sinuca, quando há outra bola entre a branca e a bola alvo. Caso ocorra alguma dessas situações, o jogador deverá repetir a tacada.

 

Primeiros pontos

Se no início o jogador optar por encaçapar uma bola fora da sequência, ele deverá obrigatoriamente encaçapar a bola sequencial na próxima jogada.

 

Sequência de tacadas

Ao optar por uma bola fora da sequência e encaçapá-la, a bola retornará à mesa e o jogador poderá arrematar novamente fora da sequência. Ao encaçapar duas vezes a mesma bola, ela não retornará e a próxima tacada deverá obrigatoriamente seguir a sequência numérica.

 

Bola da vez

Quando a bola numerada é encaçapada de forma lícita e em seu momento da sequência, ela não retornará ao campo de jogo, a não ser quando a última bola encaçapada foi a de número imediatamente inferior.

 

Retorno das bolas

A bola retorna para o seu ponto de origem na mesa. Caso ele esteja ocupado, ela ficará no chamado ponto morto, próximo à tabela 6.

 

Jogada cantada

Era obrigatório que o jogador, antes de dar a tacada, falasse em voz alta o que iria acontecer com a bola, exceto nas situações em que suas intenções eram extremamente óbvias. Entretanto, desde 2012, a CBBS atualizou a regra e retirou esta obrigatoriedade.

 

Fim da partida

O jogador será considerado vencedor em qualquer um dos casos abaixo:

  • Arrematar a bola 7 com vantagem no placar;
  • Arrematar a bola 6 com vantagem superior a 7 pontos;
  • O jogador tem mais de 46 pontos de vantagem, sendo que a bola da vez é a 5;
  • O jogador tem mais de 27 pontos de vantagens, com a bola 6 sendo a da vez;
  • Um dos participantes desiste do confronto e reconhece a derrota.

 

Desempate

Há situações em que, após todas as bolas serem arrematadas, os jogadores atingem a mesma pontuação. Neste caso, a bola 7 retorna a mesa e quem encaçapá-la primeiro ganha. 

 

Será feito um sorteio para definir quem dará a primeira tacada e não é permitido arrematar a bola preta no primeiro movimento.

 

Faltas e penalidades no jogo de sinuca brasileira

As regras da sinuca brasileira dizem que as faltas serão punidas com a perda de 7 pontos. Por isso, os jogadores devem ficar muito atentos a diversas coisas que não podem fazer durante a partida:

  • Tentar arrematar uma bola que não é a da vez e errar;
  • Encaçapar a bola branca;
  • Mandar uma bola para fora da mesa;
  • Dar dois toques em uma bola;
  • Encostar em uma bola que não faz parte da jogada, seja com o taco, a mão ou a roupa;
  • Converter mais de uma bola com uma única tacada;
  • Cometer faltas disciplinares.

 

Além disso, o jogador penalizado perde direito à tacada. Mas o jogador beneficiado tem o direito de passar a vez para o adversário, sem que ele tenha a possibilidade de recusar.

 

Veja também: Confira o passo a passo de como jogar carambola

Foto de John Karlo Mendoza na Unsplash

 

Estratégias e técnicas para vencer na sinuca brasileira

Embora entender as regras em si não seja algo tão complicado, para ter sucesso em suas partidas você precisa dominar algumas estratégias e técnicas.

 

Uma das mais importantes é em relação à tacada inicial. Sabemos que não é permitido encaçapar uma bola nessa etapa e nem colocar o adversário em sinuca, então é preciso muita técnica para não criar uma situação favorável para o próximo jogador e acabar perdendo a partida.

 

Uma ideia é realizar uma jogada que deixe a bola número 1 (vermelha) em posição de “pé de galinha”. Para isso o jogador dá a tacada de forma que a bola branca pare do outro lado da mesa, enquanto a vermelha se aproxima para formar um tipo de triângulo com as bolas marrom e amarela.

 

Ao visualizar essa situação em uma mesa fica fácil entender a motivação, pois as bolas amarela e marrom estão bloqueando as caçapas 1 e 6 e impedem que o adversário as use para arrematar a bola 1.

 

Outra dica importante é sempre observar muito bem a mesa e calcular o que pode acontecer a cada decisão. Pois, jogadores menos experientes tendem a simplesmente tentar arrematar as bolas de número maior para aumentar a pontuação. 

 

Mas, dependendo da situação do jogo, isso pode fazer com que você erre, seja penalizado e ainda crie uma situação extremamente favorável para o adversário.

 

Além disso, observe as marcações na mesa para utilizar as tabelas, assim fica mais fácil arrematar bolas difíceis ou simplesmente criar situações favoráveis ao seu estilo de jogo.

 

Lembre-se de que esta é uma partida rápida e que exige muita atenção, pois uma única jogada mal calculada pode ser a chance que o seu adversário precisa para arrematar a partida.

 

Competições e torneios de sinuca brasileira

Embora a regra inglesa seja a mais utilizada, ainda há muitos campeonatos que utilizam a regra brasileira. Algumas das competições mais conhecidas são:

  • Campeonato Brasileiro;
  • Copa do Brasil;
  • Desafio das Estrelas.

 

Para evoluir cada vez mais na sinuca é interessante conhecer diversas regras, pois as várias possibilidades criam partidas com dinâmicas e desafios diferentes que podem inclusive melhorar o seu controle emocional para lidar com situações adversas durante os confrontos.

 

Outra regra muito utilizada nos bares brasileiros é a sinuca par ou ímpar, em que temos 15 bolas coloridas numeradas de 1 a 15, além da bola branca. A bola 1 fica no canto da mesa, pois ela só pode ser arrematada quando um jogador tiver encaçapado todas as suas bolas. Isso marca a vitória e o fim da partida.

 

Por outro lado, se a bola 1 for encaçapada antes, o jogador perde a partida. No decorrer do jogo cada um deverá arrematar o grupo de bolas pela qual ficou responsável, ou seja, par ou ímpar. 

 

A definição é feita a partir da primeira bola arrematada. Então, se a primeira bola a cair for a 2, o jogador ficará com as pares, enquanto o adversário ficará com as ímpares. 

 

Esta é uma opção bem diferente das regras da sinuca brasileira, mas também gera partidas emocionantes e divertidas. 

 

Que continuar evoluindo no jogo? Então, leia nosso artigo sobre Como mirar na sinuca.