Uma boa sola para taco de sinuca ajuda o jogador a ter um melhor controle de suas jogadas, além de permitir a aplicação de efeitos em momentos da partida que exigem mais habilidade. No entanto, é importante aprender a selecionar uma sola feita do material e com as dimensões corretas.

 

A sola de sinuca é aquele material que fica na ponta do taco e que vai entrar em contato com a bola branca durante as jogadas. Ela pode ser feita de borracha, couro e até plástico. O que nem todo jogador sabe é que uma boa sola faz toda a diferença na hora de executar uma tacada perfeita.

 

Se você está acostumado a jogar sinuca pelos bares do Brasil deve estar acostumado a encontrar solas feitas de plástico duro. Essas estão longe de serem a melhor opção.

 

Neste texto vamos responder essa pergunta e você vai entender qual é a diferença e quais são as vantagens e desvantagens de alguns dos principais tipos disponíveis no mercado. Também iremos ajudá-lo a escolher a sola ideal para o seu perfil. Acompanhe!

Imagem de gpointstudio no Freepik

 

Tipos de sola para taco de sinuca

Existem diversos tipos de sola no mercado. Jogadores de sinuca experientes consideram que as melhores são as feitas de couro. Elas podem ter diversas origens, como búfalo, cervo e até barriga de porco.

 

O material é um dos principais pontos a serem analisados na hora de escolher o produto. Entretanto, ainda existem outras diferenças que precisam ser analisadas. Veja abaixo algumas de suas opções.

 

Sola Master

Essa é a sola mais utilizada no mundo. Ela é feita de couro de cervo e está disponível em diversos diâmetros. É considerada macia, o que ajuda jogadores de todos os níveis a terem um maior controle das tacadas independentemente da modalidade praticada.

 

Uma das desvantagens desse tipo de produto é que, devido à maciez, ela tende a se desgastar mais rápido e exige trocas mais frequentes.

 

Blue Diamond

Como o nome sugere, a Blue Diamond é uma sola azul. Seu nível de rigidez é intermediário. Ela é ótima para jogadores mais experientes e os ajuda a realizar vários tipos de jogadas.

 

Uma das desvantagens é que quem está iniciando no mundo da sinuca pode ter um pouco mais de dificuldade com essa sola.

 

Triangle

Triangle e Master formam a dupla de solas de sinuca mais utilizada no Brasil. A Triangle é mais dura, mas torna-se um pouco mais macia conforme a utilização. Ela é muito durável e, devido à sua alta qualidade, é muito comum encontrá-la nos tacos de jogadores profissionais.

 

Da mesma forma como ocorre com outros modelos, podemos considerar que uma de suas desvantagens é que em sua densidade clássica ela não é muito indicada para jogadores menos experientes.

 

Sola para taco de sinuca profissional: qual a diferença em relação ao taco comum?

Como mencionamos, para os profissionais a melhor sola para taco de sinuca é aquela feita de couro. Esse material vai garantir que a sola tenha uma densidade adequada para atingir a bola branca de uma forma mais controlada.

 

Por outro lado, os tacos comuns encontrados em bares geralmente possuem solas plásticas, que são extremamente rígidas e não são adequadas para realizar jogadas mais calculadas, com total controle da direção e força do taco.

 

Outra diferença é quanto ao formato. É essencial que a sola profissional seja arredondada, pois a bola de sinuca também é arredondada e isso vai garantir um contato mais preciso entre as duas.

 

Por outro lado, nos tacos comuns, nem sempre o formato arredondado é respeitado, há mais chances de o “taco espirrar”. Essa expressão é usada para se referir àquelas jogadas em que a bola branca acaba indo para o lado sem intenção ou pula no momento da tacada.

Imagem de Freepik

 

Como escolher a sola ideal?

Já sabemos que é indispensável que a sola para sinuca seja feita de couro. Entretanto, diante de todas as opções há outros detalhes que você deve considerar.

 

O diâmetro é fundamental

O diâmetro da sola deve ser um pouco maior do que o diâmetro da ponta do taco. Geralmente 0,5 mm são o suficiente. Isso é necessário para que possíveis ajustes sejam feitos posteriormente e para garantir que toda a superfície do taco estará coberta.

 

Além disso, é preciso levar em consideração que o uso no dia a dia faz com que a sola se desgaste. Assim, se ela não tiver o diâmetro necessário, será preciso fazer a troca rapidamente.

 

Imagine que o seu taco de sinuca tem um diâmetro de 10 mm. Nesse caso a sola precisa ter ao menos 10,5 mm.

 

Nível de maciez

Cada tipo de sola para taco de sinuca tem um nível diferente de rigidez. No geral, jogadores iniciantes devem começar com uma sola macia e depois escolher uma intermediária conforme adquirem experiência no jogo. Aqueles que são mais experientes usam tanto as opções macias e intermediárias, de acordo com a preferência de cada jogador.

 

Já as solas duras são menos utilizadas, visto que proporcionam um menor controle das jogadas e é mais difícil controlar a força das tacadas.

 

Modalidade

A modalidade praticada também deve ser considerada. Por exemplo, existe uma variação do jogo em que as bolas são maiores, portanto o taco e a sola devem ter um tamanho especial.

 

Estilo de jogo

Um dos aspectos mais importantes na hora de fazer a escolha é considerar suas próprias características como jogador. Pois, cada um irá se adaptar melhor a algum tipo de sola.

 

Todas as opções que citamos aqui são de ótima qualidade, portanto o seu gosto pessoal vai pesar muito na decisão. Utilize vários tipos de sola e veja com qual delas é possível dar as melhores tacadas.

 

Dicas para testar a melhor sola para taco de sinuca

Para descobrir qual a melhor sola para taco de sinuca você precisa testar o produto ao máximo. Para isso, utilize a sola para fazer diferentes jogadas. Dê tacadas fracas, fortes e tente fazer jogadas de efeito, como a famosa puxadinha.

 

Você vai perceber que os resultados variam com cada tipo de sola. No entanto, isso não significa que uma seja boa e a outra ruim, mas sim que, de acordo com sua experiência atual e estilo de jogo, há um produto ideal para você.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

 

Qual a melhor sola para dar efeito na sinuca?

Dentre as fabricadas em couro não existe uma sola que seja melhor especificamente para dar efeito na sinuca. Desde que você tenha escolhido um modelo adequado para você e tenha a técnica certa, é esperado que consiga executar jogadas de efeito.

 

Certifique-se de que a sola esteja com o formato arredondado e em boas condições de uso. Em geral, jogadores diferentes que utilizam solas diversas são capazes de colocar efeitos como a “puxadinha” e a “graxa”.

 

Qual a sola do taco do Baianinho?

O Baianinho, assim como outros grandes jogadores de sinuca, costuma utilizar a sola da marca importada Triangle.

 

Qual o melhor tipo de taco de sinuca?

Como não é possível cravar qual a melhor sola para taco de sinuca, não há como definir um modelo específico que podemos considerar como o melhor taco, pois essa decisão é muito pessoal.

 

De forma geral, é importante que você dê preferência a tacos feitos com madeiras nobres e que tenham um acabamento cuidadoso que traga mais conforto e firmeza durante as tacadas. 

 

Depois considere as diversas variações de cada produto e escolha as características que mais combinam com você. Existem tacos que se diferenciam em pontos como peso, comprimento, diâmetro e formato.

 

Em suma, a sola de um taco de sinuca melhora a performance de jogadores iniciantes e também dos profissionais. Apesar de existir uma grande variedade no mercado é importante se concentrar principalmente no material de fabricação, na rigidez adequada e em suas preferências pessoais.

 

Além disso, há excelentes marcas que comercializam o produto por um ótimo preço. Então, mesmo que o seu objetivo seja simplesmente se divertir com os amigos, vale a pena investir em uma sola de qualidade para melhorar sua experiência no jogo.

 

Quer conhecer algumas opções agora mesmo? Visite o site da Maxxi Tacos e tenha acesso a um catálogo completo.